top of page
  • IBCS - Contato

Comunique-se

A partir dessa semana, o Instituto Brasileiro de Comunicação em Saúde traz uma série de entrevistas com personalidades do movimento paliativista no Brasil.

O movimento pela expansão dos cuidados paliativos no país também passa pela preocupação de levar a temática para os corredores acadêmicos das faculdades de medicina. São poucas instituições de ensino superior que investem em projetos ou disciplinas em suas grades da graduação que proponham a atuação do médico com empatia e compaixão por seus pacientes.

O que observamos nos últimos anos, é uma quantidade absurda de faculdades novas, com milhares de novos profissionais formados para atenderem os pacientes que já estão aguardando com suas dores físicas e emocionais, e isso nos permite pensar: será que estes jovens estão prontos para uma conversa difícil? A resposta é: não estão.

Não estar preparado para ‘sentir’ a dor do outro é por si uma barreira que os jovens médicos brasileiros precisam transpor. É necessário que cada profissional, médico ou não, sinta pela perspectiva da outra pessoa, tente entender sem julgar e intervir para resgatar o sentido da vida e dos atos daquela pessoa, somente assim voltaremos a ter o verdadeiro sentido de cuidar.

Hoje, o blog do Instituto Brasileiro de Comunicação em Saúde apresenta um pouco a experiência da médica, Érika Lara, que é coordenadora do Eixo do Desenvolvimento Pessoal e do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da PUC-Goiás. Erika Lara trabalha cuidados paliativos com alunos desde a graduação e especialmente a comunicação de más notícias. Para a docente, é preciso despertar as habilidades de comunicação como atitude, um diferencial para esse profissional se comunicar adequadamente com pacientes, família e comunidade.

Comunique-se!

Saiba mais sobre o curso de comunicação difícil em saúde que já capacitou profissionais de saúde em todo o Brasil!

O IBCS é um centro avançado de ensino voltado para profissionais e instituições da área da saúde que pretendem atingir a excelência em temas relacionados a comunicação, liderança e desenvolvimento humano. Acompanhe nossos meios de comunicação e receba conteúdos de alto nível e as agendas de nossos eventos. Clique abaixo e seja bem vindo!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page