Como a ideia surgiu...

O curso surgiu diante do déficit, percebido na assistência, de conhecimento dos enfermeiros em relação à avaliação, manejo e acompanhamento de sintomas mais frequentes apresentados por pacientes na fase final de suas vidas. Isso ocorre, principalmente, pela ausência de preparo para lidar com essas situações desde a formação inicial (graduação) e que fará parte da função dos profissionais de enfermagem em algum momento de sua atuação profissional.

Temas abordados...

Cuidados Paliativos, terminalidade e processo ativo de morte, levando em conta sintomas predominantes nos últimos dias de vida;  manejo farmacológico

e não farmacológico. Uso da via subcutânea como alternativa para a fase final de vida. Uso da sedação paliativa e analgesia contínua, com indicações

e cuidados de enfermagem. O cuidado com alterações na pele em fase final de vida, identificação, avaliação. Procedimentos e Protocolos assistenciais

em fase final de vida.

Foco...

Esclarecer conceitos básicos de Cuidados Paliativos, e desmistificar tabus acerca do assunto. Preparar o enfermeiro para identificação e cuidado de sintomas comuns nos últimos dias de vida, ampliando a visão dos enfermeiros quanto ao Processo de Enfermagem e ao uso de Protocolos Assistenciais para pacientes em últimos dias de vida.

Para quem...

Enfermeiros que não tenham formação em Cuidados Paliativos, mas que lidam frequentemente com pacientes com doenças avançadas e acompanhem o processo de fim de vida deles.

Formato...

1. Curso aberto ou em formato In Company;

2. Aulas vivenciais e práticas;

3. Curso intensivo realizado em um dia ou de acordo com as necessidades        da instituição contratante e disponibilidade dos preletores.

Alexandre Ernesto Silva: Enfermeiro, doutor e mestre na temática dos Cuidados Paliativos e docente da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ-MG)

Trainer:

Telefone:

(11) 98840-3064

Endereço: 

Rua Teodoro Sampaio, 744, Cj. 45

CEP: 05406-000 - São Paulo - SP

© 2018 Instituto Brasileiro de Comunicação em Saúde