top of page
Doutor e paciente

Bases do Cuidado Paliativo Cardiológico

Momento atual...

As doenças cardiovasculares são a maior causa de morte e incapacidade em todo mundo. Só no Brasil somam mais de 360 mil óbitos por ano, quase 30 mil destes causados por insuficiência cardíaca. Em 2014 a Organização Mundial da Saúde revelou que estes pacientes são os que mais necessitam de cuidados paliativos no final da vida, chegando a quase 40%. Com o desenvolvimento tecnológico e o aumento da expectativa de vida, é previsto que o número de pacientes aumente cada vez mais. Com isto, emerge também cada vez mais a necessidade de abordar o paciente cardiopata em sua terminalidade, ofertando os cuidados paliativos de que tanto necessitam.

Foco...

Instruir e instrumentalizar profissionais que atuam com pacientes com doenças cardiovasculares no seu final de vida.

Temas abordados...

Importância dos cuidados paliativos para a cardiologia; Critérios de terminalidade e scores prognósticos; Tomada de decisão e planejamento terapêutico; Comunicação em cardiologia; Suporte artificial de vida – aspectos ético-legais; Manejo de sintomas; Cuidados de final de vida no cardiopata; Cuidados Paliativos em situações específicas: dispositivos cardíacos elétricos implantáveis, estenose de valva aórtica, transplante cardíaco.

Para quem...

Médicos cardiologistas, médicos paliativistas, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e demais profissionais da área da saúde que atuam com pacientes cardiopatas ou em Cuidados Paliativos.

Formato...

1. Curso aberto ou em formato In Company;

2. Aulas vivenciais e práticas;

3. Curso intensivo realizado em um dia ou de acordo com as necessidades        da instituição contratante e disponibilidade dos preletores.

Daniel Dei Santi: Médico graduado pela UNICAMP e especialista em cardiologia adulta pelo InCor, com título de especialista em Cardiologia pela SBC-Sociedade Brasileira de Cardiologia e em Terapia Intensiva pela AMIB-Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Especializado em medicina paliativa pelo Instituto Paliar. Assistente do Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da FMUSP e do serviço de interconsulta em Cuidados Paliativos do InCor. 

Trainer:

bottom of page