top of page

Comunicação Difícil em Saúde:

Curso para ensino de habilidades essenciais a profissionais

de todas as áreas da saúde. Seja bem-vindo!

CDS

Momento atual...

A realidade dos profissionais de saúde se torna cada vez mais desafiadora, tendo em vista a rápida mudança no perfil demográfico e epidemiológico dos hospitais, ambulatórios e serviços domiciliares de prestação de assistência à saúde. Lidar com pacientes portadores de policomorbidades, doenças crônicas e incuráveis se tornará uma rotina em poucos anos. Estima-se que pacientes com este perfil tenham seu número aumentado em 50% até 2030.

No que isso implica...

Habilidades de comunicação em situações difíceis se tornarão essenciais para que o profissional de saúde consiga acessar os conteúdos latentes de pacientes e familiares. Ter acesso e compreensão do que pensam, sentem e, por conseguinte, possibilitar um melhor cuidado, será uma característica imprescindível ao profissional de saúde em um futuro próximo. Estratégias de comunicação podem reduzir consideravelmente ansiedades e angústias, tornando mais ameno o desempenho de seu papel como profissional e auxiliando na tomada de decisões mais assertivas e éticas.

Motivação...

As habilidades de Comunicação em Saúde não são habitualmente oferecidas durante a formação acadêmica da maioria dos profissionais de saúde, e quando oferecidas, muitas vezes são baseadas em protocolos simplificados e administradas por profissionais sem experiência no ensino das mesmas.

O ensino e a prática das habilidades em comunicação para profissionais de saúde são essenciais para a formação de todos que trabalham em saúde, com comprovada redução do sofrimento de pacientes e familiares, melhores resultados assistenciais e menor índice de estresse para o profissional treinado.

Como a ideia surgiu...

De uma metodologia desenvolvida desde 2013 em um dos maiores Complexos Hospitalares da América Latina, envolvendo o ensino das principais habilidades de comunicação em saúde. Através de um método dinâmico e predominantemente prático os alunos tem contato com os principais temas considerados pré-requisitos para uma boa comunicação com familiares e pacientes. As aulas são acompanhadas de vídeos, dinâmicas e material de apoio.

O uso das dinâmicas e das intervenções cênicas, musicais e poéticas torna o ambiente agradável e o final de semana enriquecedor. Os aspectos teóricos são naturalmente abordados para um aprendizado mais duradouro, por intermédio da sensibilização emocional e cognitiva. 

Nas edições já realizadas pelo Brasil, chefes de equipes, profissionais e estudantes de todas as áreas da saúde puderam vivenciar este encontro transformador em sua forma de encarar as situações difíceis. Nossos trainers possuem grande experiência prática na aplicação dos princípios da comunicação, além de experiência no ensino ativo, obtendo resultados positivos e modificadores na vida dos que se mostram abertos a essa experiência.

PROGRAMA:

1- O poder da empatia

2- Bloqueios e emoções difíceis

3- Comunicação não verbal

4- Comunicação de más notícias: além dos protocolos

5- Conduzindo uma reunião de família

6- Conflitos I

7- Conspiração do silêncio

Apoio Oficial:

Inscreva-se no CDS!

Marca_ASAS_dourada.png
Nucleo-de-Apoio-a-Apego-e-Perdas.png

Escolha um local e data e reserve já sua vaga:

bottom of page