top of page
  • IBCS - Contato

A vivência Teatral e sua ação terapêutica

A arte está presente em diversos momentos de nossas vidas, talvez sua potência seja pouco explorada por alguns de nós. Ela é ampla e variada e no caso do teatro parece apresentar e representar grandes papéis. Um de seus benefícios é o de gerar efeitos terapêuticos.

A convidada desta semana é a Vanessa Senatori, 43 anos, mãe do Iago de 4 anos, psicóloga clínica há 20 anos, artista-educadora de crianças, jovens e adultos em cursos livres e profissionalizantes da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. "A ARTE pode lhe tornar um ator para que não seja um mero expectador de seus acontecimentos.

No desenvolvimento do indivíduo com a prática teatral verificamos nesse processo que comportamentos passam a mudar, novas atitudes são adquiridas. Pessoas que apenas ficavam como expectadoras dos acontecimentos passam a ser atores de suas vidas. Passam a ser atuantes não só dentro do processo teatral, mas também nas ações de seu dia-a-dia, melhorando seus rendimentos escolares, no trabalho e nos grupos sociais.

A expressão artística é a maneira que encontramos de mostrar nossas vidas, erros e acertos de uma maneira bela. É doar seu corpo, mente e sentimento para outra pessoa, sentir aquilo que ela também possui, só que muitas vezes está reprimido e escondido, e que ela não consegue encontrar sozinha.

A experimentação através da vivência teatral chega a ser catártica, porque o tempo todo é exigido que o indivíduo vivencie a realidade a partir da observação das diferenças e dos conflitos.

Acredito que possamos classificar o trabalho dos processos teatrais como uma união Ação Teatral com a Ação Terapêutica, ou melhor, verifica-se que as experiências adquiridas por meio de ações teatrais contribuem para o desenvolvimento humano, levando a pessoa que passa pelo processo ao autoconhecimento que irá influenciar positivamente nas suas relações interpessoais.

Na ação teatral o indivíduo explora suas atitudes junto com o Outro, modificando e lapidando suas próprias atitudes. É uma maneira de expor os conflitos e de aprender como desempenhar seus papeis no grupo. Leva o indivíduo a adquirir habilidades sociais através do aprendizado da espontaneidade e da criatividade. Tais habilidades, por sua vez, instrumentalizam-o melhor para resolver seus conflitos, demonstrando assim a ação terapêutica da ação teatral."

O IBCS é um centro avançado de ensino voltado para profissionais e instituições da área da saúde que pretendem atingir a excelência em temas relacionados a comunicação, liderança e desenvolvimento humano. Acompanhe nossos meios de comunicação e receba conteúdos de alto nível e as agendas de nossos eventos.

Clique abaixo e seja bem vindo!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page