top of page
  • IBCS - Contato

Quanto tempo o tempo tem?

Todos os dias duram 24h, então porque temos a impressão de que alguns passam mais depressa? Controlamos o tempo ou o tempo é que nos controla? Perguntas como essa fazem parte dos nossos dias. Como está nossa relação com o tempo que temos?

A psicóloga Karen Bisconcini fez uma breve reflexão sobre nossa relação com o tempo.

"Estamos acostumados a nos guiar pelo relógio, essa é uma relação que nos é estabelecida desde a infância. 'Que horas são agora?' 'Que horas será a consulta médica?' 'Volto daqui há 10 minutos'. 'Faltam 4 horas'. 'Vou fazer 30 anos em 3 dias.' 'Tenho 15 minutos para essa refeição.' Será que paramos para pensar na maneira com que olhamos para o tempo que temos?

Em alguns dias o tempo parece não passar tão rápido quanto gostaríamos.'Chega o natal mas não chega às 18h.' 'Estou contando os dias para minhas férias'. 'Só quero que chegue a sexta-feira.'. Parece que corremos para fugir do tempo do hoje e chegar o mais rápido no tempo do amanhã. Você já parou para pensar que o amanhã pode ser longe demais para esperar chegar?

O tempo parece castigar em alguns dias. O tempo tão esperado chega e passa mais rápido do que se pode segurar. Você já teve aquela sensação de que o tempo te escapou pelas mãos? De que o tempo tão esperado passou num piscar de olhos? De repente, a viagem esperada há meses já acabou. A data do show planejado passou há 2 meses e você continua esperando chegar a próxima data tão desejada?

Se o tempo se arrasta nos dias mais difíceis tornando o sofrimento a cada segundo mais dolorido e nos dias mais felizes ele corre mais rápido do que você pode acompanhar. Como lidar com o tempo que o tempo tem? O tempo parece ser um senhor sábio e que se faz sozinho, mas é importante não esquecer que o tempo é nosso também. Por que esperar o fim de semana para ser feliz? O que estamos fazendo com o que o tempo faz? O que impede que o dia seja feito de pequenos pedaços de 'a sexta chegou'? É fato que não sabemos quanto tempo temos, mas sempre é tempo para fazer o tempo estar a nosso favor. Faça o exercício de não perder o hoje obcecado no que ainda não chegou, equilibre seus planos com o que também pode ser feito agora. O hoje também pode ser um dia especial."

O IBCS é um centro avançado de ensino voltado para profissionais e instituições da área da saúde que pretendem atingir a excelência em temas relacionados a comunicação, liderança e desenvolvimento humano. Acompanhe nossos meios de comunicação e receba conteúdos de alto nível e as agendas de nossos eventos.

Clique abaixo e seja bem vindo!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page