top of page
  • IBCS - Contato

Lançado Instituto Brasileiro de Comunicação em Saúde

Foi inaugurado na última quinta-feira (15) Instituto Brasileiro de Comunicação em Saúde (IBCS), única instituição totalmente voltada para desenvolvimento de áreas da comunicação em saúde. O Instituto tem como objetivo oferecer capacitação em alto nível para profissionais da saúde, gestores e estudantes através da utilização de metodologias, inovadoras, ativas e com alto impacto.

O ato inaugural se deu através da realização do Simpósio e Workshop “Desafios para Comunicação em Saúde”, realizado em parceria com o Real Hospital Português, maior complexo hospitalar do Norte-Nordeste, que fica na cidade de Recife. Entre os palestrantes do evento, estiveram alguns dos colaboradores do Instituto: Psicólogas Debora Genezini, Karen Bisconcini e Millena Camara, Dr. Douglas Crispim e o psicanalista Walmir Cedotti.

A abertura do evento se deu através da composição da mesa, com a ilustre presença da Dra. Maria do Carmo Lencastre – Diretora do Real Hospital Português e Dr. Sergio Durão – Diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia de Pernambuco, que explanaram sobre a importância dos temas tratados durante o simpósio e workshop na atuação diária dos profissionais da saúde. O evento contou com a presença de profissionais de todas as áreas da saúde, funcionários do referido hospital e pessoas interessadas no tema.

Os temas explorados durante o simpósio foram “Luto e perdas na contemporaneidade”, “Comunicação difícil: o profissional e o paciente do futuro”, “Liderança em saúde”.

Luto e perdas na contemporaneidade é um tema cada dia mais presente no mundo da saúde e iniciou a noite de palestras. As psicólogas salientaram a importância da temática entre profissionais de saúde e a necessidade emergente de um novo formato do ensino da temática do luto, visando atingir os profissionais que não são da área de Psicologia, para que estes possam acessar conteúdos que atualmente ficam restritos aos especialistas.

A palestra do médico Douglas Crispim discutiu temas polêmicos, como a era cognitiva da medicina, aliada a ascensão da inteligência artificial e o impacto desta nos profissionais. Além de explanar sobre o novo grau de exigência dos pacientes após a era do smartphone.

Na terceira palestra, Walmir Cedotti falou da grande crise de liderança que vive o setor saúde, assim como a crise do trabalho em equipe que tem deixado de agregar valor aos pacientes e familiares. Segundo ele "a comunicação é o elo entre profissionais, pacientes, família e também entre instituições e a sociedade. Muito da crise do sistema de saúde passa pela falta de habilidade desde os profissionais da recepção até os diretores".

Além de contribuir com o ensino e assistência realizado pelos funcionários do Real Hospital Português, o Workshop e Simpósio arrecadou, através dos funcionários participantes, alimentos não perecíveis que se destinarão para obras sociais.

Saiba mais: https://www.ibcsinc.org/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page