Comunicando Melhor na Crise - online gratuito

Descrição

Recomendações para implementação de melhores práticas de comunicação nas instituições de saúde em diferentes cenários de crise, como o da pandemia de Covid-19.

Foco...

Oferecer aos profissionais de saúde e instituições informações para melhorar a comunicação com com pacientes, familiares e colegas nos cenários de crise, como o da pandemia da COVID-19.

Temas abordados...

  1. Comunicar é importante, mesmo à distância, com Maria Júlia Paes da Silva

  2. Cenários hospitalares e tomadas de decisão, com Sarah Ananda Gomes

  3. Lidando com a morte e as perdas na pandemia, com Millena Câmara

  4. Cuidando da equipe e identificando sinais de sofrimento, com Walmir Cedotti

  5. Visitas virtuais: Organizando protocolos institucionais,com Douglas Crispim

  6. Compaixão em tempos de pandemia, com Alexandre Silva

Para quem...

Profissionais e estudantes da área de saúde, gestores de instituições de saúde e interessados em geral.

Formato...

1. Curso online gratuito, na plataforma IBCS Inc EAD;

2. 6 videoaulas;

3. Material de apoio: documentos técnicos de comunicação para aplicação em cenários de crise.

MARIA JÚLIA PAES DA SILVA

Enfermeira aposentada com doutorado e docência na área de comunicação, é professora titular pela EE-USP (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo) e pesquisadora na área.

 

SARAH ANANDA GOMES

Médica clínica com residência em Cuidados Paliativos pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), atual presidente da SOTAMIG (Sociedade de Tanatologia e Cuidados Paliativos de Minas Gerais), coordenadora do serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, MG e médica paliativista dos Cuidados Continuados do Grupo Oncoclínicas.

 

MILLENA CÂMARA

Mestre em Psicologia, especialista em Psicologia do Luto, Psicologia Hospitalar e Terapia Familiar, é membro do IWG (International Work Group on death, dying and bereavement), fundadora do Núcleo de Apoio Apego e Perdas e consultora do IBCS (Instituto Brasileiro de Comunicação em Saúde).

 

WALMIR CEDOTTI

Psicanalista, atua no desenvolvimento de líderes e equipes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Consultor de Desenvolvimento Humano para instituições, ministra treinamentos em comunicação e liderança, é consultor do grupo NEXE International com experiência na Europa e na África e membro do grupo ASAS (Associação Sênior de Apoio à Saúde) e do IBCS (Instituto Brasileiro de Comunicação em Saúde).

 

DOUGLAS CRISPIM

Médico geriatra e paliativista, doutorado pelo Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias (DMIP) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). É vice-presidente da ANCP (Agência Nacional de Cuidados Paliativos), membro do grupo ASAS (Associação Sênior de Apoio à Saúde) e do IBCS (Instituto Brasileiro de Comunicação em Saúde).

 

ALEXANDRE ERNESTO SILVA

Enfermeiro, doutor e mestre na temática dos Cuidados Paliativos, é docente na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ-MG) e consultor do IBCS (Instituto Brasileiro de Comunicação em Saúde).

Professores:

Telefone:

(11) 98840-3064

Endereço: 

Rua Teodoro Sampaio, 744, Cj. 45

CEP: 05406-000 - São Paulo - SP

© 2018 Instituto Brasileiro de Comunicação em Saúde